Tuesday, February 1, 2011

Maceió, 1 de fevereiro

Já estou de volta em casa. A viagem se tornou excessivamente longa graças às conexões: uma em Lisboa e outra em Brasília. É o preço de morar no paraíso: a falta de boas conexões.

Os dias em Roma com Talita foram ótimos. Preparamos um roteiro ninja para quem tem disposição de andar:

Onze horas a pé por Roma

Saindo de Termini, entre na Via Principe Amedeo. Vá até o Teatro da Opera. Logo depois entre à direita e visite a Piazza da Repubblica e, em frente, a igreja de Santa Maria degli Angeli; atenção ao órgão e ao calendário solar. Pegue a Via XX Settembre à esquerda e veja a igreja de San Carlo Quatro Fontane e os chafarizes na rua. Vá pela Via delle Quatro Fontane até a Fontana del Tritone, perto da Piazza Barberini. Ande pela viela Viccolo Barberini, com lojas muito boas e arborizada com pés de tangerinas. Ande pela Via Sistina que chegará na igreja Tinità dei Monte, no topo da Scalinata Trinità dei Monti. Ao pé das escadas tem a Piazza di Spagna e um belo chafariz. Ande pela Via Condotti e aprecie as lojas Bulgari, Dior etc. Pegue a Via del Corso à direita e visite a basílica de Santo Ambroggio e Carlo. Continue até a Piazza del Popolo. Atravesse a Ponte Margherita em direção ao Vaticano. Faça uma parada no Caffè Portofino (http://www.caffeportofino.it) e aprecie um café com um paninni. Continue até o muro do Vaticano, e contorne-o à esquerda; entrará na praça principal. Visite o Vaticano. Ao sair, entre à esquerda pela rua que margeia o muro e entre no Museu do Vaticano. Visite especialmente os jardins, as salas de esculturas, as salas de Rafael e a Capela Sistina. Pode pular as salas de arte contemporânea. Ao sair do Museu do Vaticano, dirija-se pela Via Porcari em direção ao Castel Sant'Angelo. Atravesse a Ponte Sant'Angelo, e entre numa viela à esquerda: Via di Panico. Logo na frente, à esquerda novamente, você verá a Antica Taverna Mangia Bene (Via di Monti Giordano, 12, http://www.AnticaTavernaMangiaBene.it); peça o prato de queijos de entrada. Saindo da cantina, à direita duas vezes chegará na Piazza Navona. Atravessando-a passa pelo Palazzo Madama, logo depois no Panteão e mais na frente no Templo Adriano. Pegue novamente a Via del Corso, à direita, e visite o Monumento a Vittorio Emanuele II. Daí vá ao foro romano circulando pela Via di San Teodoro, Via del Cerchi (contornando o Circo Massimo) e entre à esquerda na Via di San Gregorio. Passe pelo Arco di Costantino e chegará no Colosseo. Dirija-se a Via Cavour e siga por ela até Santa Maria Maggiore. Perto dela tem uma igreja pequena, porém bem interessante: Santa Prudenziana; parece feita uma sobre a outra. Estará morto e perto de Termini novamente.

Outros lugares imperdíveis

* No início da Via Nazionale, perto do forum, entre na Salita de Grillo e contorne as ruínas até o Largo do Ricci e a Via dei Fori Imperiali. Vista magnífica das excavações e do Colosseo. Contorne o Monumento a Vittorio Emanuele II, na parte alta tem uma vista magnífica das excavações, saia pelo pátio principal do Campidoglio. Vá até o Teatro Marcello e circule entre ele e a Piazza Aracoeli; visite o Portico d'Ottavia. Perto do Teatro Marcello tem a sinagoga e o bairro judeu (o ghetto). Comer carccioffi alla giudia no La Taverna del Ghetto. Da Sinagoga vá até a Area Sacra: visite os gatos. Siga pela Via Arenula até a Ponte Garibaldi, atravesse e coma pizza perto da igreja Santa Maria in Trastevere.

* Tomar o Gran Caffè Speciale e o Granitto di Caffè con Panna no Santo Eustacchio, piazza Santo Eustacchio perto do Panteão. Depois vá a igreja de Santo Ignazio; muito rica e muito impressionante.

* No final da Cavour, perto do Foro, em um canto do balão, no alto tem uma igreja com um teto magnífico: Santos Domenico e Sisto.

Talita, no seu blog, ilustrou esses roteiros em mapas com fotografias.

No comments: