Sunday, January 31, 2010

Artigo aceito no JCC

Hoje tive uma notícia que me deixou muito feliz: o artigo "On the Numerical Accuracy of Spreadsheets" foi aceito no Journal of Statistical Software. Relato a seguir alguns dos motivos para minha alegria, e para estar comentando o fato aqui:
  • Os quatro primeiros autores do artigo são Marcelo Almiron, Bruno Lopes Vieira, Alyson L. C. Oliveira e Antonio C. Medeiros. Desses, Marcelo foi meu aluno de mestrado e hoje faz doutorado na UFMG, Bruno e Alyson são atualmente meus alunos de mestrado, e Antonio (Tonny) faz graduação em Meteorologia na Ufal e colabora há algum tempo com o meu laboratório, o LaCCAN.
  • Esse artigo fecha o ciclo de um trabalho que começou em 2008. Aproveitando o domínio de Tonny com planilhas, resolvemos avaliar a precisão numérica de algumas. O primeiro trabalho foi um artigo aceito e apresentado no Congresso da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional.
  • A preparação do pôster para apresentar esse trabalho nos levou a refletir sobre uma linguagem mais gráfica para esse tipo de mídia. Essas meditações estão sendo organizadas por outros dois alunos meus, Paulo e Rian, que estão preparando um outro trabalho sobre esse assunto.
  • Dada a boa aceitação desse artigo em congresso, e estimulados pelo amigo e colega o Prof. Francisco Cribari-Neto, resolvemos ampliar o trabalho e submetê-lo a um periódico.
  • Inicialmente almejamos o TEMA, da própria SBMAC... mas confundimos a data de submissão. Dá para imaginar a pena? Confiantes como estávamos na qualidade do trabalho, resolvemos dar a volta por cima, escrever o artigo em Inglês e mandá-lo a um periódico ISI.
  • Submetemos a primeira versão do artigo ao JSS em dezembro de 2008. Tinha onze páginas.
  • A primeira rodada de revisões foi bem positiva, e em pouco tempo enviamos a segunda versão.
  • A segunda leva de correções quase que nos mata, pois nos pediram muitas coisas que nem cogitávamos colocar. As sugestões eram extremamente pertinentes, e se conseguíssemos atendê-las iríamos ter um artigo muito melhor. Juntamos coragem, respiramos fundo, arregaçamos as mangas, e continuamos trabalhando.
  • A versão aceita foi a número 6, e o aceite saiu hoje (31 de janeiro de 2010). Esta versão está com vinte-e-nove páginas, e a consideramos uma contribuição realmente substancial à área.
  • No processo aprendemos muito. Muito mesmo, até a não concordar com os revisores. Aprendemos também como são diferentes os processos de publicar em congresso e em periódico internacional indexado. Sim, já sei, o CSBMAC não é um evento topo-de-linha, mas, em certo sentido, é melhor do que os tais eventos nos quais as pessoas ficam satisfeitas com a própria apresentação e não estão dispostas a debater e a aprender.
Colocaremos aqui o link ao trabalho assim que o artigo estiver disponível. O periódico é de livre acesso... mas podemos adiantar a conclusão fundamental do trabalho: "We conclude that there is no safe choice among the spreadsheets here assessed: they all fail in nonlinear regression and they are not suited for Monte Carlo experiments." Então, por favor, se for fazer um trabalho sério nem sonhe em usar planilhas.

O artigo está disponível aqui.

1 comment:

Paulo Rogério said...

Parabéns prof. Alejandro, Marcelo, Bruno, Alyson e Tonny pelo artigo aceito!